Com Apoio

Farmacia Martins

A Quirofonética

Quirofonética

A Quirofonética é uma terapia corporal que reúne recursos da Massagem e da Fala enquanto movimento e força plasmadora. Os livros sagrados denominavam Logos, o Verbo, a esse atuar formativo da sabedoria que tudo movimenta.
Criada na primavera de 1972, em Linz (Áustria) pelo Dr. Alfred Baur, a Quirofonética (do grego: cheirós - mãos, phoné - som) actua a partir da constatação de que o organismo fonador - desde o pulmão que fornece ar para a articulação dos fonemas, até aos lábios que são o obstáculo mais externo da Fala - constitui um "Homem da Fala" e está relacionado com o organismo como um todo.

Está fundamentada no conceito de metamorfose, desenvolvido por Goethe e na imagem proposta por Rudolf Steiner (criador da Antroposofia) sobre a organização trimembrada do ser humano (em três sistemas: neuro-sensorial, rítmico-circulatório e metabólico-motor relacionados com o pensar, sentir e querer, que se referem, por sua vez, a níveis diferentes de consciência).
Cada área do sistema fonador corresponde às regiões e órgãos do Homem Total: a cavidade buco-nasal corresponde ao tronco do Homem da Fala onde o palato mole é o abdómen e o palato duro corresponde à caixa torácica (o coração é a língua), os pulmões são as pernas, os dentes correspondem à metamorfose da cabeça. A laringe é o útero materno metamorfoseado: a laringe traz fonemas ao mundo como o organismo feminino dá à luz a criança.

Na prática a Quirofonética é aplicada como um deslizamento no corpo do paciente (nas costas, braços e mãos, pernas e pés, conforme indicação diagnóstica), facilitado pelo uso de óleos medicinais. São deslizados desenhos fonéticos de vogais e consoantes que correspondem ao movimento que o ar executa para a emissão dos fonemas, enquanto que, simultaneamente, o terapeuta entoa o som correspondente aos fonemas escolhidos. Sempre aplicada com o paciente desperto, é portanto uma terapia perceptiva e receptiva. As forças plasmadoras dos fonemas são acolhidas e vivenciadas pelo paciente, através do tato, do calor, da audição e da percepção de movimento, considerados sentidos básicos para o desenvolvimento da qualidade humana do ser. A qualidade curativa dos fonemas é acolhida graças ao processo de imitação inerente ao ser humano.
A fundamentação e a aplicação práctica da Quirofonética são descritos extensamente no livro de Alfred Baur "O Sentido da Palavra: no Princípio era o Verbo", São Paulo: Editora Antroposófica, 1992.

Indicações terapêuticas:

Actualmente, a Quirofonética é praticada em vários países: na Áustria, Suíça, Holanda, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Finlândia, Inglaterra, Irlanda, na República Tcheca, na Austrália, Nova Zelândia, nos Estados Unidos (no Hawaí), na Argentina e no Brasil.


"Àquele que compreende o Sentido da Fala É lhe desvendado o Mundo Em imagem. Àquele que escuta a Alma da Fala È lhe revelado o Mundo Como Ser. Àquele que vivencia o Espírito da Fala O Mundo oferece-lhe A Força da Sabedoria. Àquele que é capaz de amar a Fala Ela mesma lhe concede O seu próprio poder. Assim quero dirigir O Coração e Sentidos Ao espírito e à alma do Verbo; E então no Amor à Ele Sentir-me Plenamente em meu Ser".

Rudolf Steiner


Dr. Mauro Menuzzi, médico antroposófico com formação no Brasil e Alemanha. Coordenador da formação em quirofonética da Escola de Quirofonética em Portugal. Dá consultas no EPHESUS Therapeutikum - Lisboa, Casa de Sta. Isabel - São Romão e Lagos. Dá assistência a Jardins de Infância Waldorf e escolas Waldorf como médico escolar. Promove cursos de formação médico-terapeutico em Portugal.

A Quirofonética
Flyer informativo para médicos e terapeutas (pt)

Chirophonetics
Information Flyer for doctors and therapists (en)

Die Chirophonetik
Informationsflyer für Ärzte und Therapeuten (de)


e-mail: quirofonetica@a-ama.com.pt