Com Apoio

Farmacia Martins

Massagem Terapêutica Dr. Simeon Pressel **

As minhas mãos As minhas mãos mantêm as estrelas, seguro a minha alma para que se não quebre A melodia que vai de flor em flor, Arranco o mar do mar e ponho-o em mim E o bater do meu coração sustenta o ritmo das coisas.

Sofia de Mello Breyner Andresen em Obra Poética I

Pressel

Assim como a psicoterapia, fisioterapia e outras, a Massagem Pressel é uma terapia complementar de tratamentos médicos – farmacológicos.

A Massagem Pressel activa e fortalece as forças curativas próprias do organismo. Este processo curativo tem inicio no músculo estendendo-se depois aos órgãos e diferentes sistemas.

As patologias hoje predominantes, tais como artroses, enfartes, cancro, diabetes, são reflexo de endurecimentos, bloqueios funcionais, falta de fluidez e mobilidade. Também o âmbito psicológico e anímico dos pacientes se encontra pesado, resignado, de baixo ânimo e poucas perspectivas para o futuro (ansiedade, depressão). Esta tendência progressiva de endurecimento do organismo humano toma forma principalmente no músculo impedindo a boa circulação e fluxo das correntes vitais.

Uma musculatura quente, solta, livre de dor, elástica e com boa irrigação sanguínea é a base para a saúde de todas as regiões orgânicas, bem como para a recuperação de uma vida anímica saudável (alegria de viver).

Com a massagem segundo o método do Dr. Pressel vai-se modelando a musculatura, impulsionando uma actividade ao músculo rígido e endurecido, promovendo nele uma nova fluidez e elasticidade activando desta forma as correntes vitais bloqueadas.

As massagens têm um efeito profundo que aos poucos vai dissolvendo os impedimentos dos fluxos vitais; ao principio são mais suaves e servem de percepção diagnóstica, mais tarde serão mais enérgicas encontrando-se com a dor, libertando pouco a pouco forças congeladas, criando desníveis e fluxos. O efeito da massagem é potenciado durante a noite quando o corpo está livre das influências do dia.

Como todos os órgãos estão relacionados entre si pela circulação sanguínea e o sistema nervoso, a corrente libertada pelas massagens actua em todos os órgãos do metabolismo, da região cardio- respiratória e dos sistema neuro-sensorial, no final actua e influencia a individualidade, o eu do paciente.

Junto com a revivificação dos fluxos e a dissolução dos bloqueios desaparecem as dores e as funções orgânicas são sanadas. Isto só é possível com perseverança e paciência.

Através do trabalho em profundidade da musculatura, a vontade do paciente desperta começando a colaborar na sua recuperação. Na primeira massagem o paciente sente-se movido de forma global. Isto reflecte-se na sua personalidade: o olhar mais livre e aberto, a expressão da cara mais positiva e alegre evidenciando o efeito na sua personalidade.

As indicações abarcam um espectro amplo:

Doençascrónicas do metabolismo (gota, diabetes, colesterol), doenças do coração e foro respiratório, doenças nervosas e psíquicas, alergias, debilidade do sistema imunológico, doenças do sistema motor – todas elas fazem parte há mais de 50 anos dos objectivos da massagem terapêutica Dr. Pressel.

As poucas contra indicações são conhecidas pelo médico e massagista.

Como medida preventiva, esta massagem aplicada regularmente ajuda a harmonizar e reconciliar novos impulsos na comunidade social, terapêutica e pedagógica: equilibram-se os contrastes, volta a despertar a tolerância, a veracidade e o amor entre os homens, possibilitando assim a solução de problemas e a realização de tarefas em conjunto.

E por que razão esta massagem faz tanto bem às crianças que no-la pedem insistentemente? As crianças sentem a harmonia e beleza unidas ao amor que penetra no seu corpo ainda tão receptivo como é próprio da sua natureza infantil. Nas cidades estão normalmente expostas a múltiplas agressões como por exemplo a fealdade e brutalidade da publicidade e um sem fim de actos de desamor entre as pessoas adultas, ameaças e perigos de todos os tipos. Se recebem massagens regularmente todos estes actos não se fixam nos tecidos nem na alma.

Também os jovens estão especialmente necessitados. Estão à mercê das tormentas das novas forças, o que pressupõe um enorme esforço para os próprios, para a família e educadores. A massagem pode ajudar a criar ordem, clareza e reconciliação – estimular a vontade de aprender.

Quem está disposto a soltar o velho e abrir-se a novos impulsos acolhe este caminho terapêutico com ânimo e alegria.

Como um presente do destino, para responder à ampla problemática dos nossos tempos, o médico Simeon Pressel (1905 –1980) desenvolveu esta massagem terapêutica para a futura corrente médico- higiénica. * Para conhecer melhor esta prática terapêutica sugerimos a leitura do livro do Dr. Simeon Pressel “Movimento e Terapia” livro I e II, edições Pau de Damac, Barcelona.

* descrição da autoria da médica Gretl Stritzel colaboradora do Dr. Pressel
** texto original do médico Florêncio Herrero e massagista Frauke Elsner


Rosário Simões iniciou a sua formação em Massagem Pressel no Centro Higiénico e Terapêutico Puerta Del Sol no ano 1999 e terminou em 2002. Desde 2003 tem trabalhado em Portugal com esta técnica de massagem.

Branca Bebiano Moura iniciou a sua formação em Massagem Pressel no Centro Higiénico e Terapêutico Puerta Del Sol no ano 1998 e terminou em 2000. Desde 2000 tem trabalhado em Portugal com esta técnica de massagem.

Maria Everilde Miranda da Silva, frequentou o 1º Curso em Plasencia, Centro Higiénico e Terapêutico Puerta del Sol entre 2001 e 2003; entre 2004 e 2006 frequenta um 2º Curso no Porto. Desde então trabalha esta Massagem em Lisboa, Caminha e Vigo, como membro da Equipa Terapêutica Éphesus
Contactos: +351 91 217 79 78 mariavica@gmail.com

e-mail: pressel@a-ama.com.pt

Massagistas Pressel (Algarve) Maria de Fátima Formação realizada no Centro Higienico-Terapeutico Puerta del Sol em Plasencia: início 2001, conclusão 2006. Contacto: 919476511 ou 969405995 António Miguel Formação realizada no Centro Higienico-Terapeutico Puerta del Sol em Plasencia: início 2001, conclusão 2006. Contacto: 968329312 Faro: 1. Rua Serpa Pinto, 74 2. Espaço Himalaias Rua Ataíde de Oliveira, 79 r/c Tel 289827822 Loulé: MYTHOS Tel 289462067 S.Brás de Alportel Quinta do Pombal Tel 289842153 Vilamoura Ideal Clinica Tel 289313020