Com Apoio

Farmacia Martins

Trabalho Biográfico

TOMAR A VIDA NAS NOSSAS MÃOS
A BIOGRAFIA HUMANA


Biográfico
O Trabalho Biográfico, em que se fundamenta e como se desenvolve?
O Trabalho Biográfico é uma Terapia que está dirigida ao EU individual de cada pessoa, utiliza uma metodologia específica, que se tem desenvolvido no âmbito da Psicologia e da Psicoterapia Antroposóficas, a partir dos trabalhos de Bernard Lievegoed (médico psiquiatra) iniciados nas décadas de 70 e 80 do século XX. Lievegoed criou e apoiou equipas de pesquisa e trabalho um pouco por todo o mundo; equipas que utilizam esta ferramenta tanto nas terapias de nível individual e de casal, grupal, como no trabalho de intervenção social em Centros e Comunidades Terapêuticas e também a nível de organizações do tecido empresarial.

Quem sou eu verdadeiramente? Que forças me movem desde que nasci até agora, com a família que tenho, com os seus dissabores e alegrias? Que balanço faço de tudo o que vivi e experienciei ao longo da minha vida? Encontro nela um sentido e um fio condutor? Os objectivos que me proponho são os melhores para o que realmente quero? Será que posso encontrar outras maneiras de ver o que me acontece? Porquê e como? Para quê? Que fases tenho percorrido? Posso encontrar resposta às minhas interrogações fundamentais? Posso transformar as minhas dificuldades em ajudas ao meu desenvolvimento, sendo uma pessoa melhor, mais leve, mais livre e mais feliz? Que opções quero tomar perante as mudanças e a crise que o mundo atravessa neste momento?

A Biografia Humana, na visão da Antroposofia, vê a pessoa que somos como um todo, com quatro dimensões: a física, a vital, a anímica e a individualidade que se manifesta em cada uma das outras três. Estão ligadas mas têm funcionamentos específicos e obedecem a leis gerais para o género humano que cada um adapta a si mesmo, de acordo com as suas características e situações de vida. O percurso evolutivo da sua estadia na Terra estrutura-se em ciclos de mais ou menos 7 anos que se podem abordar em 3 grupos de 3 septénios, com características, potencialidades específicas e que correspondem às grandes fases do nosso desenvolvimento como seres humanos individuais:

A partir desta idade, a pessoa atinge a maturidade do seu desenvolvimento e, de acordo com as escolhas que foi fazendo pelo caminho, está livre para usufruir daquilo que foi conquistando e pode, amorosamente, oferecer ao mundo a experiência e sabedorias alcançadas.Torna-se Ansião.

O ser humano está ligado a dois mundos, o mundo físico e o mundo espiritual; e necessita de 21 anos (dos 3 primeiros septénios) para criar e desenvolver as estruturas que lhe permitam a sua integração e intervenção na Terra; o desenvolvimento anímico interno e a nível externo, levará mais 21 anos (são os 3 septénios da alma); através do desenvolvimento do seu EU, vai estando cada vez mais capaz de estabelecer a ligação com o mundo espiritual e divino (do que vai precisar de mais 21 anos – os septénios do espírito).

O Trabalho Biográfico é caminho de auto-conhecimento, de descoberta do sentido da nossa vida, do fio que a atravessa e conduz; de como podemos integrar o nosso desenvolvimento a nível pessoal com o nosso desenvolvimento e intervenção social no mundo e nas comunidades em que estamos inseridos. Estas duas vias de realização são interdependentes e vão ser trabalhadas ao longo da Terapia, de acordo com o estádio e as características de cada fase de desenvolvimento específico em que a pessoa, os grupos e organizações se encontram.

Quem faz a Biografia?
A própria pessoa (a nível individual ou em grupo), apoiada pelo biógrafo ou conselheiro biográfico que, com toda a disponibilidade e Amor, acompanha o percurso, interroga a partir de uma matriz de carácter vivencial. O biógrafo cria o espaço de encontro e fornece as ferramentas de trabalho.
É a própria pessoa que acorda as suas memórias, vai até onde as pode desvelar, encontra os sentidos do que lhe tem acontecido, o que tem aprendido com as situações e desafios que a vida lhe põe e como os tem resolvido. É um processo de tomada de consciência pessoal, um caminho de diálogo consigo mesmo, de liberdade, de autonomia, com dificuldades e alegrias, um processo de metamorfose, transformador da sua vida pessoal e social, através do conhecimento e compreensão da verdade da sua vida e do seu papel específico no mundo através dos diferentes grupos em que está inserido: a família, o seu círculo de amigos, o trabalho, a comunidade social e a Natureza que o envolve, o seu país, o mundo. Ao longo da terapia a pessoa re - situa-se no mundo, torna-se capaz de se amar a si e aos outros, de os ver também como espelhos de si, como companheiros de caminho, mutuamente imprescindíveis. Através da memória chega à consciência do seu eu individual e único, recorda quem é. O Trabalho Biográfico está dirigido para o EU que toma consciência de si mesmo e aprende a utilizar as ferramentas que necessita para se desenvolver e encontrar fio e o sentido da sua estadia na Terra, a sua grande Escola.

Qual a metodologia de trabalho desta Terapia?
O Trabalho Biográfico baseia-se na escuta activa, sem preconceitos nem julgamentos, num questionamento que apoie a pessoa a sentir o ressoar em si dos acontecimentos da sua vida e a dar-lhes um outro significado, a ouvir-se e deixar que as perguntas que faz a si mesmo lhe devolvam um sentido do que lhe aconteceu e acontece. A encontrar a luz e a sombra que o tem acompanhado e a entender o papel de cada uma no desenrolar da sua vida.
Quando a pessoa fala a partir do pensar, se interroga sobre o porquê dos acontecimentos, o biógrafo escuta-a no seu passado, que esclarece o que aconteceu.
Quando a pessoa fala a partir do sentir, o biógrafo escuta o seu presente.
Quando a pessoa fala a partir da vontade, o biógrafo escuta-a numa perspectiva de futuro.
E apoia a pessoa a estabelecer o nexo entre estas três dimensões da sua vida. Podemos aceitar melhor o que compreendemos, trazer o calor do sentir ao pensamento e posicionarmo-nos com uma vontade de futuro, transformando as mágoas em sementes de futuro.

As alegrias são dádivas do destino Que comprovam o seu valor no presente Pesares, ao contrário, são fontes de conhecimento Cujo significado se revela no futuro Rudolf Steiner [Poemas, Pensamentos, Antroposófica, S. Paulo 1998]

O Trabalho Biográfico apoia e desafia o homem de hoje não só na busca de encontrar respostas às suas necessidades, carências, desafios e anseios, mas também a saber pôr as questões que lhe permitam posicionar-se no mundo e no cosmos, numa perspectiva de futuro.
O trabalho biográfico desenvolve-se mais eficazmente, quando integrado em equipas terapêuticas; o biógrafo trabalha articuladamente com médicos antropósofos, euritmistas, arte terapeutas, massagistas Pressel, terapeutas de Quirofonética; cada pessoa que procura o médico ou um dos terapeutas da equipa pode assim beneficiar, articuladamente, de diferentes terapias que lhe sejam necessárias, de modo a desenvolver um processo harmonioso de cura, de restabelecimento e fortalecimento da sua saúde.

O Trabalho Biográfico em Portugal
Em Portugal realizam-se desde 1999, na área de Lisboa e no Porto, Cursos de Formação em Trabalho Biográfico, de 3 anos, orientados por biógrafas de Espanha. Em Lisboa, através da AMA e inicialmente, da Harpa, realizam-se Cursos de Iniciação ao Trabalho Biográfico, em três fins-de-semana, com formadoras diplomadas pelos Cursos de 3 anos e sempre que possível com o apoio da Euritmista e da Arte Terapeuta.
Na Equipa Terapêutica do Consultório Éphesus, que integra um Médico Antropósofo, duas Massagistas Pressel, uma Arte Terapeuta, três Terapeutas de Quirofonética, trabalham duas Biógrafas; esta equipa conta ainda com a colaboração, sempre que possível, de uma Euritmista Curativa e um Osteopata.
Também na Associação Harpa trabalham duas Biógrafas que, além de Trabalho Biográfico com adolescentes e adultos, fazem Formação a Técnicos e Educadores na área do Aconselhamento Biográfico. Na região Norte, há diversos diplomados com o Curso de 3 anos. No Alentejo, em S. Luís – Achadinha, o Projecto Lande, com apoio da AMA e, inicialmente também da Harpa, desenvolve Oficinas de Iniciação ao Trabalho Biográfico, tendo uma Biógrafa residente que pode fazer o acompanhamento de Biografias a nível individual.
Actualmente, o Grupo Biográfico da AMA, formado por biógrafo/as e diplomados que fizeram o Curso de 3 anos, preparam as bases espirituais e sociais duma futura Escola de Biografia em Portugal.

Biógrafas que pertencem à AMA