Com Apoio

Farmacia Martins

Terapia Artística Antroposófica

Arte

Uma breve história da terapia artística

A terapia artística foi criada em 1925, pela Dra. Ita Wegmann e Dra. Margareth Hauscka, no Instituto Clínico- Terapêutico de Arlesheim, Suíça, a partir da observação dos efeitos dos trabalhos artísticos na melhoria dos pacientes. É fundamentada na visão artística, médica e terapêutica ampliada pela Antroposofia, Ciência Espiritual fundada por Rudolf Steiner e tem vindo a ser desenvolvida e aprimorada em várias instituições escolares e terapêuticas, um pouco por todo o mundo.

O que é terapia artística

A terapia artística antroposófica é um caminho que utiliza o desenho, a pintura e / ou a modelagem como meio de despertar e apoiar processos de transformação e cura.

Pode ser indicada para crianças, adultos e pessoas com necessidades especiais e não requer nenhum talento ou experiência artística prévia.

O percurso terapêutico é orientado, caso a caso, tendo em conta a idade, constituição, temperamento, carácter e momento biográfico. O seu foco está na vivência criativa da cor, das formas, dos volumes e o resultado final da obra é pouco relevante. Abrir espaço na alma, fazê-la respirar, fortalece-la…. Eis metas maiores a serem alcançadas.

Sempre que se realiza um processo artístico, as forças criadoras primordiais inerentes à vida e à natureza estão presentes. Trilhando este caminho, a alma nutre-se e desenvolve, dentro de si mesma, as sábias forças que conduzem à transformação interior e geram saúde, apoiando inclusivamente desequilíbrios e doenças instaladas no corpo físico.

Para a criança a partir da idade escolar, a terapia artística revela-se um meio terapêutico por excelência, visto que nesta época, o ser humano desenvolve o seu mundo interior, a sua alma com seus pensamentos, sentimentos e vontades. Através da admiração pelo belo, a criança reequilibra as suas forças interiores e estabelese uma relação saudável entre si mesma e o mundo que a rodeia.

“No princípio dos tempos o espírito da terra dirigiu-se ao espírito do céu e implorando-lhe disse: eu sei como falar ao espírito do homem, mas peço que me concedas a linguagem pelo qual o espírito do céu fala ao coração do homem. Cheio de bondade, o espírito do céu perante o espírito da terra suplicante, concedeu-lhe a ARTE.” R. Steiner

Alexa Rosenbaum

fez a formação de Arte-Psicoterapia e Arte-Pedagogia na Freie Kunststudienstätte Ottersberg, um Instituto de Artes e Terapias, em Bremen, Alemanha e obteve o diploma no ano 2000.
Até 2002, trabalhou no, Gemeinschafts-Krankenhaus Herdecke, uma clínica antroposófica em Herdecke, Alemanha. Trabalhou com pacientes psiquiátricos e psicossomáticos de todas as idades. Este trabalho foi orientado por uma monitora versada em arte-psicoterapia.
Posteriormente trabalhou na Kinder- und Jugendpsichiatrie Lüdenscheid, uma clínica psiquiátrica pública para crianças e adolescentes em Lüdenscheid, Alemanha, durante quatro anos e meio; onde organizou um atelier de Arte-Psicoterapia.
Fez um estágio em Portugal, no Hospital Miguel Bombarda no ano de 2005.
Desde o mês de Setembro 2006, vive e trabalha em Lisboa.

Contacto:
Alexa Rosenbaum
arte@a-ama.com.pt
tel. 918 207 671

Rua Alexandre Herculano 19
1250-008 Lisboa
tel: 213 558 060

Ana Sofia Oliveira

Contacto:
Ana Sofia Oliveira
tel. 968 366 157
ana.sofia.cruz.oliveira@gmail.com
Fontanelas

Isabel Monteiro

Contacto:
Isabel Monteiro
tel. 918 090 073
immonteiro@yahoo.com.br
Lisboa

Susana Varatojo

Contacto:
Susana Varatojo
tel. 964 416 203
clinico.atelier@gmail.com
Lisboa e Leiria